top of page
  • amigosdabolaecia

MISTUREBA DE SEÇÕES 1 - DE TUDO UM POUCO...

Atualizado: 9 de ago.



CLEO PIRES, nome artístico de Cleo Pires Ayrosa Galvão (Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1982), é uma atriz, cantora, produtora e autora brasileira. Cleo é descendente de espanhóis, indígenas e portugueses. É a filha mais velha do cantor Fábio Júnior e da atriz Glória Pires, tendo como avô materno o humorista Antônio Carlos Pires, como meio-irmão paterno o cantor e ator Fiuk, como meia-irmã materna a atriz Antônia Morais e como padrasto o músico Orlando Morais. Também é sobrinha do diretor Heraldo Corrêa – irmão de seu pai – e da autora Margareth Boury, além de prima do ator Guilherme Boury. Na infância não queria se tornar artista, uma vez que via a imprensa invadindo a privacidade de seus pais. Entre 1999 e 2000 teve uma banda de rock intitulada Seedless, com a qual se apresentou em festivais e bares.


 




Marina Ruy Barbosa Negrão começou sua profissão de atriz quando ainda era uma menina pequenina, fazendo seu primeiro trabalho destaque na telenovela Brasileira Começar de Novo. Hoje, ela não é só uma atriz, mas também trabalha como modelo e escritora. Se casou em 2017 com o piloto e empresário Brasileiro Alexandre Sarnes Negrão.


 

DIVIRTA-SE!!!


A mulher pergunta pro marido– Querido, onde está aquele livro com dicas para chegar bem aos 100 anos de idade?

– Joguei fora!

– Jogou fora? Por quê?

– É que sua mãe vem nos visitar amanhã e eu não quero que ela leia essas coisas!



A velhinha morre e vai ao encontro de São Pedro. Ela pergunta:- Por que existem duas portas ali, uma azul e outra vermelha?São Pedro então lhe diz: - A azul leva ao céu, a vermelha desce ao inferno. Você pode escolher para aonde quer ir.

Nisso, ouve-se uma gritaria e um barulho de furadeira atrás da porta azul.- Mas o que é isso? - pergunta a velhinha.- Nada não, é um cara que acabou de chegar e estão lhe furando as costas para pôr as asas.A velhinha fica indecisa quando, de repente, ouve-se nova gritaria por trás da porta azul.- E esta gritaria agora, o que é?- Nada não, é que estão furando a cabeça do cara para pôr a auréola.- Nossa, que horror! Eu não quero ir pro céu, vou pro inferno. - Mas lá o diabo vai lhe ferrar de todo os jeitos...

- Mas pelo menos os buracos já estão prontos!     



 


DIVIRTA-SE







Quando a Carla Perez ainda não era famosa, certa vez ela chegou chorando no trabalho:  - O que foi? - pergunta o chefe, preocupado. - Hoje de manhã, antes de vir para o trabalho, me ligaram dizendo que minha avó faleceu! - Carla! Você nem devia ter vindo... Volte para sua casa imediatamente! - Não, chefe... Prefiro ficar trabalhando pra me distrair! - Como você preferir... Mas se quiser ir pra casa, fique à vontade! O chefe vai para a sua sala e, depois de algumas horas, nota que a loira voltou a chorar. Então ele vai até ela e diz: - Carla, vai pra casa... Viu só, você já teve uma recaída! - Não é recaída, chefe! É que a bruxa tá solta... Acabei de receber um telefonema da minha irmã... - E o que aconteceu? - pergunta o chefe, aflito. - A avó dela também morreu!!! 


O sujeito vai ver o médico para um checkup. Depois dos exames, o médico volta com os resultados. - Você está em muito boa forma para 40 anos. - Eu disse que tenho 40 anos? - pergunta o sujeito. - Quantos anos você tem? - indaga o médico. - Fiz 53 na semana passada. - Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu? - Eu disse que meu pai morreu? - Ah, desculpe! Quantos anos tem seu pai? - 74. - 74? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu? - Eu disse que ele morreu? - Sinto muito. E quantos anos ele tem? - 103. E está muito bem de saúde. - Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de que? - Eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai se casar na semana que vem. - Agora já é demais! - diz o médico - Por que um homem de 124 anos iria querer se casar? - Eu disse que ele queria se casar? Ele vai ser obrigado a se casar...


Um funcionário passa pela colega de escritório e lhe diz que o seu cabelo tem um cheiro gostoso. A mulher vai, imediatamente, ao gabinete do chefe e diz que quer fazer queixa de assédio sexual, e explica-lhe o porquê. O gerente fica espantado e pergunta:- Mas, afinal, qual é o mal de um colega lhe dizer que o seu cabelo tem um cheiro gostoso?Diz a mulher:- O safado é anão!


Três amigos conversavam num bar, quando começar- Vou dar à minha namorada um colar de ouro com brilhantes e um anel de rubis. Se ela não gostar do colar, tenho a certeza de que ela vai gostar do anel.O advogado continuou:- Hoje à noite a minha namorada vai ganhar um celular novo, o mais leve do mundo, e um DVD moderníssimo. Se ela não gostar do celular, vai gostar do DVD.E por último falou o engenheiro:- Vou dar à minha namorada uma blusa da Zara e um vibrador.Os amigos ficaram curiosos e quiseram saber o porquê de um vibrador.E ele respondeu:- Se não gostar da blusa, ela que se f...



Entra um sujeito num bar e diz para o barman:

- Quero que o senhor me pague uma bebida!

O barman, muito admirado, responde que não. Diz que o bar dele não é a Santa Casa de Misericórdia. Então o cliente diz o seguinte:

- Ah! Eu tenho aqui uma coisa impressionante e, se eu te mostrar, você vai me pagar uma bebida!

O barman, intrigado, pede que ele mostre logo. Então o cliente tira do sobretudo um baralho de cartas com cerca de 30 cm. O barman fica perplexo e, como nunca tinha visto um jogo de cartas tão grande, resolve pagar uma bebida para o cidadão. Alguns jogos e copos depois, o barman resolve perguntar ao homem onde ele tinha arranjado tal estranho baralho.

- Eu tenho um geniozinho que concede desejos!

O barman, todo empolgado, pede logo ao homem que lhe mostre o geniozinho para pedir alguma coisa. O cara esfrega uma lâmpada e realmente aparece o tal gênio, dizendo o seguinte:

- Vou te conceder um único desejo, mas fala logo que eu quero voltar a dormir!

O barman então, sem pensar muito, pede a primeira coisa que lhe vem à cabeça:

- Quero um milhão! Um milhão em notas!

O geniozinho estala os dedos e, de repente, o bar fica entulhado de botas.

- Botas???? - Eu pedi um milhão em notas e não em botas! Esse gênio idiota é um bocado surdo, não acha?

O homem responde:

- Claro que eu acho! Ou você realmente acredita que eu ia pedir um baralho de 30 cm???


Um homem entra no seu restaurante favorito e senta-se na mesa de sempre. Dá uma olhada ao redor e descobre uma bela mulher em uma mesa próxima. Estava completamente só. O homem chama o garçom e lhe pede para mandar à mulher o vinho mais caro que tivesse, adivinhando que, se a mulher aceitasse o vinho, se renderia a seus pés. O garçom levou o vinho à mesa da mulher:

- Isto é um presente daquele cavalheiro - disse.

A mulher olha o vinho com frieza durante um segundo, e decide enviar um bilhete ao homem. Dá ao garçom e este entrega ao destinatário. O bilhete dizia: "Para que eu aceite este vinho, você deveria ter um Mercedes em sua garagem, um milhão de dólares no banco e 20 centímetros dentro da cueca”; Depois de ler o bilhete, o homem decide responder. Dá um bilhete ao garçom para que ele entregue à mulher.

O bilhete dizia: "Para sua informação, tenho uma Ferrari Testarossa, um BMW 850 IL e um Mercedes 560 SEL na minha garagem, além disto, tenho em torno de 12 milhões de dólares na minha conta. Mas nem por uma mulher deliciosa como você eu cortaria cinco centímetros”.                                                   


 





Lívia Regina Sórgia de Andrade, mais conhecida apenas como Lívia Andrade, é uma apresentadora, atriz, modelo, radialista e empresária brasileira. Ficou mais conhecida por integrar o elenco do quadro Jogo dos Pontinhos, do Programa Silvio Santos. Ela também comanda o programa Fofocalizando. 



 




Alinne Moraes nasceu com o nome Aline Cristine Dorelli de Magalhães e Morais. Alinne também começou a sua carreira como modelo no Brasil, mas a seguir descobriu que queria é mesmo ser atriz. Teve sua grande estreia na novela Coração de Estudante, onde interpretou o papel de Rosana.


 

BASQUETE



Altura da cesta: 3,05 m. O inverno de 1891 castigava a região Nordeste dos Estados Unidos. As quadras e os campos esportivos estavam cobertos de neve e impediam a prática de qualquer atividade física. O canadense James Naismith, professor de Educação Física na escola Spngfield Massachusetts, pegou dois cestos usados para a colheita de pêssego e entrou no ginásio. Pendurou-os no alto, dividiu os alunos em duas equipes, improvisou algumas regras e iniciou uma partida. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber o basquete, em 1896. O basquete americano é o melhor do mundo e seu campeonato profissional desperta o interesse de toda a garotada. Muitos jogadores dos EUA são ídolos dos brasileiros. (G.C.)


 

PROVÉRBIOS CHINESES


- Quem ri por último é retardado;

- Os últimos serão desclassificados;

- Há males que vêm para o pior;

- Quem não deve, não deve;

- Nem tudo que balança tá no parquinho;

- Quando um não quer, o outro vira do lado;

- Depois da tempestade vem a gripe.


 

PENSAMENTOS


- Luciano Huck pensa que é Walt Disney;

- Adriane Galisteu pensa que é Grace Kelly;

- Maurício Mattar pensa que é Fábio Jr;

- Fábio Jr. Pensa que é Brad Pitt;

- Tiazinha simplesmente não pensa;

- Daniel pensa que é Agnaldo Rayol;

- Narcisa Tamborindeguy pensa que tem talento;

- Paulo Coelho pensa que é Mister M;

- Marta Suplicy pensa que é Hilary Clinton;

- Vera Loyola Pensa que pensa;

- Marília Gabriela pensa que é Bárbara Walters;

- Rosana Beni pensa que é Carmen D’Alessio;

- Miguel Falabella pensa que vai ser mãe;

- Luciano Szafir pensa que é o pai;

- Padre Marcelo Rossi pensa que é Madonna;

- Wanderley Luxemburgo pensa que é intelectual;

- Márcia Peltier pensa que sabe ler;

- Otávio Mesquita parou de pensar que é Amaury Jr;

- Victor Fasano pensa que ninguém sabe, ninguém viu;

- Bruna Lombardi pensa que é Regina Casé;

- Astrid Fontenelle pensa que é simpática;

- Arnaldo Antunes pensa que é famoso;

- Betty Faria pensa que vai ter 40 anos nas próximas três décadas;

- Ciro Gomes pensa que ninguém ficou sabendo;

- Patrícia Pillar também.

 

LEIS ESQUISITAS PELO MUNDO



INGLATERRA - Se um parlamentar britânico entrar no parlamento vestindo uma armadura ele não será chamado de louco, mas sim de criminoso, já que uma lei do século 14 torna tal ato um crime.


EUA - CALIFÓRNIA - Na pequena cidade de Blythe, na Califórnia, nem todos podem usar uma bota de cowboy. Para ter essa permissão, o cidadão precisa possuir, ao menos, duas vacas.


EUA - No condado de Columbia, na Pensilvânia (EUA) a prática de cantar no chuveiro é proibida por lei. Além disso, a lei também proíbe as pessoas de dormirem dentro de um congelador.


CANADÁ - Na cidade de Alberta, no Canadá, uma pessoa que acabou de ser liberada da delegacia ou da prisão tem o direito de solicitar uma arma carregada e um cavalo para fugir da cidade.


MINESSOTA (EUA) - TRÂNSITO

Do estado de Minnesota vem uma das leis de trânsito estranhas mais bizarras do mundo: lá você é proibido de cruzar as linhas divisórias do Estado dirigindo. Só é permitido se estiver a pé e com um pato na cabeça. Também tem uma restrição curiosa na cidade de Minneapolis: se você for visitar a Lake Street (um ponto turístico tradicional), não pode entrar dirigindo um carro vermelho.


ESPANHA - TRÂNSITO - Na Espanha a lei diz que todo motorista que usa óculos é obrigado a carregar no carro um par extra. E se você for parado e não os tiver, se prepare para levar aquela multa.

CHIPRE - TRÂNSITO

No Chipre, uma das leis estranhas mais conhecidas é que é expressamente proibido comer ou beber enquanto se estiver dirigindo, sob pena de prisão. Nem ao menos uma singela garrafinha d’água é permitida.

INGLATERRA - TRÂNSITO -

Todo mundo conhece aqueles charmosos táxis pretos ingleses que são tratados quase como atrações turísticas. O que pouca gente sabe é que eles são chamados “Hackney Carriages” (além do famoso “Black Cab”) ainda em alusão ao tempo em que o serviço foi criado e se usavam carruagens. Por conta disso, a lei britânica impõe que todo táxi é obrigado a andar sempre munido com um fardo de feno e um saco de aveia.

ESPANHA - Uma das leis mais estranhas de todas, no município de Laranjon, na Espanha, já foi proibido até mesmo morrer. Ela foi oficializada em 1999, após o prefeito Jose Rubio proibir as pessoas de morrerem na cidade, já que o cemitério estava lotado. Esta proibição durou até a prefeitura encontrar um novo terreno para construir outro cemitério.

ISRAEL - constituição israelense decreta que, aos sábados, não é permitido enfiar o dedo dentro do próprio nariz. Esta lei é válida para todos os homens que seguem a fé judaica, mas os demais cidadãos estão isentos. O motivo é que o ato pode gerar sangramentos, algo que viola o código de santidade religiosa.

CINGAPURA - Você sabia que o chiclete é proibido em Cingapura? O doce foi banido no país em 1992. A justificativa para a criação desta lei foi os riscos à saúde e os danos ao meio ambiente que ele poderia causar. Além disso, o país possui grande preocupação a respeito da produção de lixo das embalagens e do próprio alimento, que demora muitos anos para se decompor.

INGLATERRA - Proibido beijar em estações de trem

Na Inglaterra, esta lei é enfatizada por diversas placas. Beijos são expressamente proibidos em estações de trem nas terras inglesas. A preocupação do governo é de que este tipo de despedida calorosa possa provocar atrasos nos trens, algo que remete a outro ponto essencial da vida dos ingleses: a pontualidade.

CAROLINA DO NORTE (EUA) - Enquanto há restrições para a realização de casamentos em alguns lugares do mundo, outros facilitam demais o processo do matrimônio. Na Carolina do Norte, por exemplo, se um casal entrar em um hotel e pedir um quarto de casal para a hospedagem, eles já podem se considerar legalmente casados.

ILHA DE GUAM – EUA - Pela lei, nenhuma mulher pode se casar virgem nesta ilha no Pacífico, cujo território é incorporado aos EUA. Logo, uma nova profissão surgiu no território: diversos homens são pagos para viajar pela região e desvirginar as moças, a fim de deixá-las “prontas” para o casamento. Dizem que eles ganham bem para isso.


CAMBOJA - Uma lei estipula que é proibido o uso de pistolas de água durante as cerimônias de celebração de Ano-novo. Acredita-se que tais brinquedos possam trazer azar, no que diz respeito a conflitos, para o ano que se inicia. Em todas as demais datas comemorativas, a brincadeira está liberada.

VIRGÍNIA (EUA) - A única bebida permitida na praia é água que esteja dentro de uma garrafa de plástico transparente.

FRANÇA - É proibido beijar alguém no metrô.

- É proibido batizar um porco com o nome de Napoleão.

- É proibido fotografar policiais e suas viaturas inclusive quando saiam em segundo plano.

SUÉCIA - A prostituição é ilegal, usar o serviço de prostituição não é.

- É proibido repintar tua casa sem uma licença do governo.


CANADÁ -  É ilegal tirar o curativo em público.

- Em Alberta, se você esteve preso e foi liberado, tem direito a pedir uma arma carregada e um cavalo para sair da cidade.

- Em Ottawa a lei proíbe chupar picolé no domingo atrás do Banco.

- É proibido tentar aprender bruxaria.


INGLATERRA - A lei autoriza às vendedoras a fazer topless em Liverpool, mas somente em lojas de peixes tropicais.

- É ilegal pendurar roupa de cama na janela.

- É proibido pescar salmão nos domingos.

NORUEGA - É proibido a castrar cães ou gatos, assim como a qualquer outra espécie, inclusive homens. Bebidas que contenham mais de 4,75% de álcool não podem ser vendidas nas eleições.

 

NOMES ESQUISITOS


Argonauta Barata

Agrícola Beterraba Areia

Agrícola da Terra Fonseca

Alce Barbuda

Amado Amoroso

Amável Pinto

Amazonas Rio do Brasil Pimpão

América do Sul Brasil de Santana

Amin Amou Amado

Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado

Antônio Morrendo das Dores

Aricléia Café Chá

Asteróide Silverio

Ava Gina

Bandeirante do Brasil Paulistano

Barrigudinha Seleida

Bispo de Paris

Bizarro Assada

Céu Azul do Sol Poente

Chevrolet da Silva Ford

Colápso Cardíaco da Silva

Disney Chaplin Milhomem da Silva

Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco

Dolores Fuertes de Barriga

Esparadrapo Clemente de Sá

Homem Bom da Cunha Souto Maior

Ilegível Inilegível

Inocêncio Coitadinho

Janeiro Fevereiro de Março Abril

Lança Perfume Rodometálico de Andrade

Marciano Verdinho das Antenas Longas

Maria Privada de Jesus

Maria Tributina Prostituta Cataerva

Maria-você-me-mata

Mimaré Índio Brazileiro de Campos

Napoleão Sem Medo e Sem Mácula

Natal Carnaval

Necrotério Pereira da Silva

Oceâno Atlântico Linhares

Otávio Bundasseca

Pacífico Armando Guerra

Padre Filho do Espírito Santo Amém

Plácido e Seus Companheiros

Remédio Amargo

Renato Pordeus Furtado

Restos Mortais de Catarina

Rocambole Simionato

Universo Cândido

Vicente Mais ou  Menos de Souza

Zélia Tocafundo Pinto



 


A DIFERENÇA ENTRE O FBI e a CIA



"O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não

é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.


De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.


O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.


Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes."


 

BESTEIROL


  • Ser ou não ser? O sonho do pianista polonês Andre Tchaikowsky era que seu crânio fosse usado na famosa peça de William Shakespeare, "Hamlet". Tchaikowsky, que morreu em 1982, aos 46 anos, doou seu crânio à companhia teatral Royal Shakespeare Company. No entanto, o crânio precisou esperar até 2008 para estrear nos palcos. A companhia teatral precisou obter uma permissão especial porque o crânio tinha menos de 100 anos.


  • O astrônomo dinamarquês Tycho Brache usava uma prótese de nariz feita de ouro e prata. E sempre carregava cola para manter o apetrecho no lugar. 


  • A agência de notícias austríaca APA informou que no dia 2 de outubro de 2001, um homem assaltou uma agência bancária na cidade de Salzburgo, na Áustria. Armado com um revólver, levou cerca de R$ 55 mil, mas logo foi descoberto. Como? Bem, ele era cliente da agência e foi identificado.


  • Jacarés ficam mais férteis e sexualmente potentes à medida que envelhecem. E o ato sexual entre esses animais é bem barulhento. O casal de répteis entra na água e o macho só para de esbravejar quando a cópula termina.



  • Tricofagia é o doentio hábito de comer cabelo.


  • "Ok" é a palavra mais globalizada da história, tendo invadido centenas de outras línguas além do inglês, onde surgiu. Na II Guerra Mundial, tropas americanas reconheceram o uso da palavra em grupos de beduínos do Saara e em comunidades japonesas no Pacífico. "Ok" também foi a quarta palavra a ser pronunciada na superfície da Lua. Vem de "oll korrect", variação da expressão "all correct" ("tudo certo").


 

É VERDADE!!!


No dia 7 de setembro de 2001, cerca de um milhão de crianças alunas de colégios britânicos pularam por um minuto numa experiência. Segundo a agência de notícias Reuters, a ideia dos organizadores do Grande Salto, como foi chamado o evento, era criar um terremoto que pudesse ser medido. Estima-se que 75 mil toneladas de energia foram liberadas às 7 horas da manhã (horário de Brasília) naquele dia.


No reinado de Jorge III, o exército britânico gastava 6.500 toneladas de amido por ano. O produto era usado na fabricação de cola, que mantinha a peruca dos soldados no lugar.


Em outubro de 2001, o fazendeiro alemão Herrmann Joseg Becker decidiu unir duas coisas que detesta para resolver um problema: porcos selvagens e a cantora Britney Spears. Sempre que os porcos invadiam suas terras, ele colocava discos de Britney em alto volume. Segundo o jornal Daily Record, ao ouvir a música Oops! I did it again, os animais fugiam rapidinho. "Antes a música que os porcos", disse o fazendeiro

Em 1858, a falta de chuvas e o verão muito quente em Londres fizeram com que o rio Tâmisa cheirasse tão mal que as janelas da Câmara dos Comuns foram protegidas. As cortinas eram embebidas em uma substância para que os deputados pudessem trabalhar. A data ficou conhecida como o ano do Grande Mau Cheiro.


O britânico Sean Hodgson foi preso em 1979, depois de confessar o assassinato de uma mulher. Acontece que ele era um mentiroso compulsivo. Demorou 27 anos até o caso ser elucidado. Hodgson, então, foi absolvido da pena pelo crime que ele nunca cometeu.

É comum ver na TV ladrões disfarçando o rosto com meias finas, mas o bandido Vincent Chow Wai-sing usou um disfarce bem inusitado. O site Ananova relatou que ele estava assaltando uma casa em Hong Kong quando a dona chegou com um amigo. Para se esconder, o ladrão colocou duas calcinhas na cabeça e saiu correndo. O amigo da moradora conseguiu agarrá-lo e chamou a polícia. No julgamento, o juiz Richard Day morreu de rir com a confissão.


Segundo a agência de notícias AFP, depois de atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, muitas famílias do sul da Tailândia colocaram em seus filhos recém-nascidos o nome Osama bin Laden. Na região, que concentra uma minoria muçulmana, não é raro encontrar meninos com nomes de líderes muçulmanos radicais que são contra os Estados Unidos, como Saddam Hussein ou Muammar Kadhafi.

O livro "Por que não comer insetos?", de Vincent Holt, foi publicado em 1885. Entre as receitas presentes na obra, estão sopa de lesma e vitela assada com lagartas.

Os Testículos são como as testemunhas de Jeová: andam aos pares, enchem o saco e batem, batem, batem...mas nunca conseguem entrar.


- Um provérbio brasileiro, de pouco depois da Proclamação da República, define as especialidades dos nossos estados. Lembro que na época ainda não havia os estados Acre, Rondônia, Roraima e o Amapá. Mas estranhamente esse provérbio “ignorou” Santa Catarina e Espírito Santo: São Paulo para café/Ceará pra valentão/Piauí pra vaca brava/Pernambuco pra baião/Rio Grande pra cavalo/Paraná pra chimarrão/Em Minas carne de porco/Rio de Janeiro eleição/Alagoas povo macho/Mato Grosso pra brigão/Amazonas pra borracha/Paraíba pra algodão/Para castanha o Pará/Para arroz o Maranhão/Bahia para mulata/Sergipe, cana e feijão/No Rio Grande do Norte/Jerimum e violão/Em Goiás moça bonita/E rapaz sem coração…


 

CASTIGOS CRUÉIS


Nas imagens, escravizados são açoitados em lugares públicos, circulam pelas ruas com as chamadas máscaras de flandres - máscara de metal flexível geralmente com três buracos (dois para os olhos e um para o nariz), fechada atrás da cabeça por um cadeado - correntes e pegas no pescoço. Esses são apenas alguns exemplos das punições que eram aplicadas nos escravizados. Os registros mostram a crueldade e a naturalização dos castigos, prática adotada durante todo o período escravista e que fazia parte do cotidiano da escravidão no Brasil.




 

+CASTIGOS


Açoite

O açoite é bastante conhecido dos brasileiros porque foi um dos castigos mais aplicados aos negros do país durante o período da escravidão. É uma forma de castigo físico que usa chicotes para machucar a pele da vítima. Para aumentar a punição, utilizavam-se pedaços de ferro, tiras de couro ou outros objetos na ponta da corda. Na imagem acima, o pintor francês Debret ilustrou como o castigo era aplicado no Brasil. Além dos escravos, ao longo da história, o açoite foi utilizado para machucar pedintes e mulheres infiéis


 

Algemas

Utilizadas até os dias de hoje, as algemas surgiram na Antiguidade e são consideras uma forma leve de tortura. Nela, as vítimas eram imobilizadas pelas mãos ou pelos pés, impedindo movimentos manuais ou uma eventual fuga. Antigamente, eram aplicadas por meses, podendo levar os condenados à loucura.


 

Apedrejamento

Atualmente, ainda existem algumas punições bem severas. Em alguns países do Oriente Médio e da África, a pena de morte aplicada a quem comete adultério é o apedrejamento. O condenado é enterrado no chão e apedrejado por pessoas ao seu redor até a morte. Se o condenador for homem, ele é enterrado até a cintura. O apedrejamento tem sido muito usado nos últimos anos em casos que ganharam repercussão, como o apedrejamento de mulheres como parte do governo talibã, mas o governo do Irã fez uma modificação no código penal, permitindo que os juízes escolhessem outra pena que não o apedrejamento em casos de adultério comprovado. A medida foi tomada após várias organizações de direitos humanos iniciarem protestos contra o apedrejamento. Na foto, mulher encena em Bruxelas, na Bélgica, como seria a punição por apedrejamento.


 

Berço de Judas

O berço de Judas nasceu nas mãos do italiano Ippolito Marsili como uma tortura "leve": tratava-se de um sistema para obter confissões que não permitia ao suspeito dormir, mas, ao decorrer da história, se transformou em um cruel aparelho no qual as vítimas eram suspensas por cordas acima de uma espécie de triângulo pontiagudo, sendo largadas em cima do objeto com força para machucar o ânus e partes sexuais.


 

Berlinda

A berlinda era um castigo considerado leve e bastante aplicado em diversos países da Europa medieval. Tratava-se de uma placa de madeira, na qual a vítima era presa pelos braços e pescoço, limitando sua mobilidade. Depois, o réu era solto às ruas, onde apanhava e era insultado pela população, levando tapas por sua conduta considerada imoral. Geralmente, o castigo era destinado a bêbados, briguentos e ladrões


 


Burro espanhol

Um dos castigos mais cruéis de que se tem registro é o burro espanhol, no qual as vítimas eram colocadas nuas em um aparelho que tinha o formato de uma letra V invertida com as pernas entreabertas. A ideia era fazer com que o peso da própria vítima cortasse o seu corpo em duas metades. Para deixar a situação ainda mais agonizante, pesos eram amarrados aos pés da vítima, forçando o corpo delas para baixo. Na ilustração acima, o artista Bessonov Nicolay retrata como funcionava o "interrogatório" com o uso do aparelho durante a Idade Medieval.


 

PLACAS ENGRAÇADAS



 


 


 


 

VARIEDADES



 


 


 


 



 

RESOLVA

(respostas no final)

 

 

Chá frio


Duas raparigas, ambas com 23 anos, jantaram juntas no restaurante “Túlipa”, junto ao jardim mais apreciado da cidade. As duas pediram chá frio. Uma das raparigas, a mais inteligente, por coincidência, bebia o sumo muito rapidamente e conseguiu engolir cinco chás frios no mesmo tempo em que a amiga – que, embora menos inteligente, era muito mais bonita –, bebeu apenas um. A rapariga que bebeu apenas um sumo morreu. A outra sobreviveu. Mas o laboratório policial não entende como: todas as bebidas estavam envenenadas. Como é que a rapariga que bebeu mais sumos fugiu à morte?


 

A cassete de vídeo


O apartamento estava limpo, apesar da confusão própria de um jovem de 20 anos. O corpo de Oliver, estudante de Gestão na universidade da cidade, estava estendido no chão junto a uma câmara relativamente recente. Na mão esquerda de Oliver, além de um elástico que podia pertencer a alguma colega de escola, havia também uma cassete de vídeo. Quando a polícia o viu, a hipótese de suicídio adensou-se: “Já não tenho motivo para viver. Não posso continuar mais”. Depois, o som de uma pistola ecoa vinda da televisão. Foi aí que entenderam tudo. Aquele não era um caso de suicídio. Oliver tinha sido assassinado. Como é que a polícia chegou a essa conclusão?


 

Números


O caso merecia especial atenção para a polícia: a vítima era Sr. Garcia, um detetive da cidade. Todos sabiam que Sr. Garcia, um inglês patriótico, estava numa missão delicada na América do Sul e que estava a poucos dias de desmantelar uma rede internacional de contrabando de petróleo. O detetive desapareceu da noite para o dia e o seu corpo ainda não tinha sido encontrado. Sabiam, isso sim, e graças às tecnologias mais avançadas, qual tinha sido o último sítio onde tinha estado. Foi lá que encontraram uma nota: “710 57735 34 5508 51 7718”. A polícia não sabia o que significava isto, mas tinha três suspeitos: Bill, John e Todd eram inimigos confessos de Sr. Garcia. Como é que o código pode desvendar qual deles é o criminoso?


 

Pessoas ricas


Já era domingo de manhã quando este mistério apareceu. James Handley, fundador de uma das mais importantes fábricas de relógios do país, foi encontrado morto nessa manhã pela mulher, Sarah, que chamou de imediato a polícia. Chorava muito quando a polícia chegou à mansão dos Handley, palco de algumas das festas mais requintadas da região. Tanto Sarah Handley como os funcionários da família foram interrogados. Como de costume, todos tinham álibi: a mulher disse que estava a dormir, o mordomo disse que estava a limpar o armário da roupa, o jardineiro estaria a colher os vegetais, a empregada disse que estava a receber o correio e a cozinheira garantiu que estava a preparar o pequeno-almoço. “Você está preso em nome da lei”, disse a polícia. Quem foi preso e como é que a polícia soube quem era?


 

Fato largo


Tudo aconteceu em Freemont Street. Um homem de sapatos azuis foi alvejado no estômago enquanto caminhava pelo passeio daquela mesma rua. Todas as suspeitas recaíram sobre Sean Baker, um homem de cabelo castanho e olhos azuis que usava um fato Armani. As testemunhas fizeram exatamente a mesma descrição do indivíduo que viram junto à vítima. Sean Baker foi, então, detido pela polícia para prestar declarações. “Desembucha, conta-nos tudo desde o início”. E ele defendeu-se: “Bem, eu estava apenas a andar à volta do parque quando vi um homem a caminhar pelo passeio. De repente, outro homem apareceu atrás dele e alvejou-o. E eu fugi para casa o mais depressa que conseguia”. A polícia não conseguia acreditar, por isso pediu-lhe que descrevesse o suposto assassino. “Ele tinha um bigode ruivo, cabelo ruivo também, e um fato Armani que lhe ficava largo”. Ninguém acreditou: aquele homem só podia estar a mentir. Por quê?


 

Quartos


Não há ninguém nesta cidade que não conheça John Cornell ou Assassino de Prata, um homem na casa dos quarenta que matou a mulher, os dois filhos e um amigo da família com um punhal de prata. John foi condenado à morte e aquela era a noite da sua despedida. Tinha de escolher um de três quartos, cada um dos quais com diferentes formas de morrer. O primeiro quarto estava coberto de um fogo fervoroso. O segundo quarto tinha pessoas armadas. O terceiro quarto tinha leões que não comiam há cinco anos. Qual deles é o mais seguro para John Cornell?


 

Carros, facas, esposas


Um homem matou a mulher dentro do carro, mas ninguém assistiu ao crime. De acordo com aquilo que a polícia conseguiu apurar no local, não muito longe da igreja da cidade, ele atirou-a para fora do veículo. Mas foi cuidadoso: não deixou quaisquer impressões digitais no corpo da mulher. A seguir, atirou a faca de um penhasco. O objeto acabou por cair dentro de um buraco nas rochas que dava acesso ao mar, o que o torna impossível de recuperar. O homem foi para casa, mas uma hora mais tarde a polícia ligou-lhe. “A sua mulher foi morta. Venha para o local do crime imediatamente”. Ele foi. E foi logo preso. Por quê?


 

Cara ou coroa


O cadáver de Clara Johnson, de 37 anos, foi encontrado nas traseiras de um dos mais famosos centros comerciais da cidade. Pela posição do corpo, é evidente que Clara se atirou de um dos andares para se suicidar, mas é melhor não descartar, para já, outros cenários. Como detetive meticuloso que é, sobe ao primeiro andar do centro comercial e anda pelo salão na mesma direção em que o corpo foi encontrado. Depois abre a janela nessa direção, atira uma moeda ao ar e deixa-a cair no chão. A seguir sobe ao segundo andar e repete todo o processo. Faz isso em todos os andares até chegar ao último. Quando vai ter com a equipa, vem com novidades: “Não foi suicídio. Clara Johnson foi morta”. Como é que ele soube?


 

Funeral


Miss Pearson estava devastada, chorando compulsivamente e limpando a cara num lenço. Por maior que seja o apelo da natureza, ninguém está realmente preparado para assistir ao funeral da mãe. No meio de lágrimas, Miss Pearson conhece um homem. O homem tinha olhos verdes, tez morena e mãos largas. No meio de toda a tristeza, Miss Pearson sentiu uma qualquer atração por aquele homem, de quem não sabia o nome. Mas havia de descobrir a identidade e, com sorte, o seu número de telefone. Depois de se despedir de toda a sua família, Miss Pearson foi procurar o homem. Não o encontrou. Uma semana depois, ela matou o irmão na esperança de encontrar o misterioso homem. Porque é que isso aconteceu?


 

A casa de campo


Sr. Bentley tinha enriquecido a fazer negócios no ramo da arquitetura. Agora, com 73 anos e viúvo, decidiu viver sozinho numa pequena casa de campo. Mas precisava de ajuda: como era parcialmente incapacitado, tudo o que comprava ou pedia tinha de lhe ser entregue ao domicílio. Na sexta-feira, o carteiro reparou que a porta de casa de Sr. Bentley estava aberta. Quando espreitou pela porta reparou que o corpo do senhor estava numa poça de sangue seco. Assim que a polícia chegou começou a fazer buscas no local. Na varanda da casa havia duas garrafas de leite morno, o jornal “Diário da Cidade” de segunda e de terça-feira, um catálogo, folhetos e correio por abrir. A polícia acha que foi crime. De quem suspeita a polícia e por quê?


 

RESPOSTAS


1 – O veneno estava no gelo. A rapariga que bebeu apenas um sumo acabou por dar tempo ao gelo para derreter dentro do chá, permitindo ao veneno espalhar-se pelo líquido. A outra rapariga, bebendo mais depressa, não permitiu que houvesse tempo para o gelo derreter e para o veneno se misturar com o sumo.

2 – Muito simples. Se o homem se tivesse matado, como poderia ele ter rebobinado a fita da cassete que estava na sua mão?

3 – Lembrando que Sr. Garcia era um inglês patriótico, com certeza iria escrever uma nota em inglês no leito da sua morte. Agora inverta a nota. Com que letras se assemelham aqueles números? A mensagem deixada por Sr. Garcia é “BILL IS BOSS. HE SELLS OIL” (Bill é o chefe. Ele vende petróleo).

4 – Foi a empregada: não há entrega de correio ao domingo.

5 – Seria impossível que o homem ruivo tivesse conseguido vir por trás da vítima e a tivesse conseguido alvejar no estômago.

6 – É o quarto dos leões. Após cinco anos sem comer, os leões já teriam morrido há muito tempo.

7 – O marido nunca perguntou à polícia qual era o local do crime e dirigiu-se imediatamente lá. Como poderia saber onde a mulher tinha morrido se não fosse ele o autor do crime?

8 – Se o detetive teve de abrir as janelas em todos os andares, não pode ter sido suicídio: a vítima não teria conseguido fechá-las depois de saltar.

9 – Se o homem misterioso assistiu ao funeral da mãe, provavelmente é alguém ligado à família. Ela matou o irmão na esperança que ele aparecesse de novo no funeral.

10 – A polícia suspeita do responsável pelo jornal diário. Porque teria ele deixado de entregar o jornal na quarta, na quinta e na sexta-feira?


55 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page